Comum ou aditivada?
Hoje existem pelo menos dois tipos de gasolina, a comum e a aditivada. A primeira tem composição igual para todas as bandeiras. No caso da aditivada, cada empresa faz a própria composição.
Diferente do que muitas pessoas pensam o aditivo não aumenta a potência da gasolina.
A Gasolina comum ao passar pelas partes do motor do carro (nas válvulas e no pistão) deixa resíduos, sujeiras que são uma espécie de goma.
Com o passar do tempo, o acúmulo desta goma, dificulta a mistura da gasolina com o ar, que provoca a queima e gera energia para o motor funcionar. Diminuindo, assim, a eficiência do carro.
A grande diferença da gasolina aditivada para a gasolina comum, é que a aditivada possui uma espécie de detergente. Este detergente (aditivo) ao passar pelo motor dissolve a goma, evitando o acúmulo de mais resíduos, assim a sujeira vai junto com o combustível e também é queimada.
Vantagens da gasolina aditivada
A gasolina aditivada oferece para veículos novos e seminovos:
1 – Controlar e reduzir depósitos de impurezas nas válvulas de admissão;
2 – Manter limpos os bicos injetores, reduzindo a formação de goma e conseqüentemente as emissões de monóxido de carbono e de hidrocarbonetos;
3 – Reduz a queda do desempenho do motor;
4 – Elimina os efeitos da alta acidez do amido;
5 – Permite melhor lubrificação das partes altas do motor;
6 - É compatível com os catalisadores.
Cuidado ao usar gasolina aditivada em carros com motor carburado
Se por um lado a gasolina aditivada é boa, por outro, quando empregada em veículos mais velhos e que ainda têm carburadores, ela não ajuda a dissolver a carbonização, como muitos pensam. Mas ela pode ajudar a reduzir bastante o depósito de impurezas nas válvulas. O melhor a fazer, segundo a maioria dos mecânicos, é ser fiel a uma determinada marca de aditivada, já que as fórmulas mudam de empresa para empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário