Depois disso, temos o filtro de combustível, onde haverá a necessidade de troca maior que o habitual. Ainda tem os bicos injetores, que ficaram encrustados com a sujeira trazida do tanque de combustível na reserva, ocasionando as falhas e a perda de potência do motor. Ai vem os gastos com limpeza dos bicos injetores, o que já não é tão barato. Nos casos de carros com carburador, pode ocorrer o entupimento das agulhas, dificultando a passagem de combustível. Com isso, ocorre a queima irregular e a carbonização das partes do motor, onde é necessário também a descarbonização dessas partes.
Voltando para o tanque de combustível, também podemos citar a corrosão de partes do tanque onde não há contato com o combustível. Algumas pessoas citam a evaporação do combustível, que pode ocorrer em maior quantidade quanto o tanque esta na reserva. Isso pode acontecer somente em alguns casos, mais precisamente em carros antigos, pois em modelos novos, o canister tem a função de levar esses gases de evaporação direto para o motor, assim evitando o desperdício de combustível.
Segundo especialistas e fabricantes, o ideal é andar com o tanque em até um quarto. Assim você evita todos esse problemas, alem de não ficar parado em qualquer lugar sem combustível. Por fim, andar com o tanque na reserva pode sim ser muito prejudicial para o seu carro e para o seu bolso. Tente adquirir o habito de não deixar o nível do combustível chegar na reserva. Uma boa dica é se educar no ponto de que quando chegar próximo à um quarto (1/4), correr para o posto e abastecer, independente de completar o tanque ou não.
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